Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Parada parou Viçosa!

Na última quinta-feira, Viçosa acordou bem mais colorida! Era o dia de começar a Primeira Semana da Diversidade Sexual! Quem conferiu o nosso post de semana passada, e acompanhou nosso movimento no twitter, com certeza não perdeu... E todo mundo pôde ver como a cidade acolheu bem a galera, em todos os debates e badalações que aconteceram até o domingo.

Tudo o que rolou, você confere aqui!

Desde já, pedimos desculpas aos leitores que deram um pulinho por aqui na sexta-feira, e não encontrou o nosso post semanal. É que a gente estava exatamente trabalhando na Semana da Diversidade, pra trazer essa super cobertura pra você #sijogar! Vem com a gente!






AS PALESTRAS

Quinta-feira foi o dia do início do Ciclo de Palestras que rolou na Semana da Diversidade. À noite, na Estaçãozinha, a abertura oficial da Semana marcou o lançamento da ONG MDV, o Movimento Diversidade de Viçosa, que surgiu há alguns meses na cidade, e organizou o evento.

Na ocasião, a presidente do grupo Brenda Santunioni agradeceu às parcerias do grupo Primavera nos Dentes e do Movimento Gay de Cataguases, que apoiaram a formação do MDV e até mesmo a organização da Semana da Diversidade. A abertura contou com a participação de Carolina Lima, do Primavera nos Dentes, e de Felipe Vieira, do Movimento Gay de Cataguases, que falaram um pouco dos seus trabalhos, e desejaram ao MDV bons trabalhos em defesa da diversidade em Viçosa. (Nós adoramos!) Além deles, também estavam presentes o prefeito Celito Sari, o vereador Marcos Arlindo, representando a Câmara Municipal de Vereadores, o secretário de Cultura Laércio Luís e o secretário de Trânsito Luis Carlos Dantonino. Quando lhe passaram a voz, o prefeito deixou um recado super bonitinho: "Que Viçosa seja mais feliz de hoje até domingo..." E Viçosa foi!

Abertura da Semana da Diversidade de Viçosa, na Estação Cultural Hervê Clodovil

Logo depois da abertura, houve a palestra “Vote contra a Homofobia, Defenda a cidadania!” com o vereador de Alfenas Sander Simaglio, que também participa do MGA - Movimento Gay de Alfenas. Na palestra, Sander discutiu como a questão da sexualidade influencia a política, destacando a necessidade de ter representantes defendendo a causa LGBT nas várias instâncias dos governos.

Na quinta, às 16:00hs as palestras foram duas:  a primeira foi com Marcos Garcia, enfermeiro-chefe do Posto de Saúde do bairro Bom Jesus, em Viçosa. Na ocasião, ele destacou que as políticas públicas de caráter LGBT precisam atingir mais a área da saúde, já que o estatudo do SUS garante a universalidade em seu atendimento. Marcos destacou também que hoje o SUS realiza a cirurgia para a troca de sexo masculina - e aproveitou a oportunidade para fazer a crítica de que hoje ainda são poucas as políticas públicas voltadas para a saúde das mulheres homossexuais.

Mais tarde, às 18:00 houve a palestra "Educação: Homossexualidade nas Escolas", com Daniel Arruda, do Grupo Universitário de Defesa da Diversidade Sexual, o GUDDS, da UFMG, e coordenador do projeto Educação Sem Homofobia, em Belo Horizonte, além do estudante de Ciências Sociais na UFV Felipe Flites, que desenvolve um projeto de formação com os professores da Escola Effie Rolfs, sobe homofobia no espaço escolar. Os dois exploraram como se dão as relações entre sexo, gênero, sexualidades e identidades dentro da escola, seja nas posturas de professores e funcionários, seja no próprio material didático. Professores participantes do projeto desenvolvifo por Felipe participaram compartilharando experiências e fazendo perguntas aos palestrantes.

Na manhã de sexta-feira, a palestra sobre segurança pública teve que ser cancelada, mas às 11:00 aconteceu o debate "Direitos LGBT", com a advogada Mariana Septímio, da Articulação Feminina do GUDDS. Em sua fala, ela explorou as questões do casamento gay e da adoção por casis homossexuais, mostrando formas, possibilidades e avanços com a luta LGBT. Segundo ela, a cosquista por mais espaço só se dá com a representatividade da comunidade gay no Legislativo, além da pressão popular por decisões favoráveis no Judiciário.

Palestra "Direitos LGBT", com a advogada Mariana Septímio

E o ciclo de palestras encerrou aí, com uma grande contribuição para a comunidade de Viçosa. Os debates foram produtivos, e com certeza, fortalecemn a luta e o respeito à diversidade. E aí, depois do papo sério e da conscientização, veio a hora da badalação, e um tremendo fim de seman de festas fez Viçosa ferver, com direito a muito brilho e fechação!


A PRIMEIRA MISS GAY DE VIÇOSA!

Na noite de sexta-feira, aconteceu no Espaço Requite o concurso que elegeu a drag queen Miss Gay Viçosa. A festa foi linda, com as apresentações luxuosas das concorrentes Tâmaga Muller, Jully Stayner, Carla Muzzini, Keila Ketlyn e Mayra Ventura.

Elas foram avaliadas pelos presentes na festa, que julgaram os quesitos Traje Típico, Traje de Gala e Performance. Os trajes típicos vieram representando personagens, ideias, filosofias... (tá pensando que travesti é bagunça?): Tâmaga veio trazendo a Primavera, com uma performance super colorida. Jully tratou da fauna e da flora, com um vestido florido enorme, de onde, de repente, saiu encarnando uma super onça pintada. A plateia foi ao delírio! Carla Muzzini usou um curioso traje representando o Buraco na Camada de Ozônio. Achamos exótico, achamos intrigante. Keila sensibilizou na fantasia de lavadeira nordestina, e Mayra comeu do fruto do pecado no meio da passarela, encarnando Eva.

No intervalo, a vencedora do concurso de Novos Talentos Drag de Cataguases, Withney Simpson, fez uma apresentação especial que deixou o salão inteiro impressionadíssimo. Puro luxo! De volta à passarela, as concorrentes desfilaram com os seus vestidos de gala, esbanjando glamour e muitos, muitos paetês...

Ao final, venceu a concorrente Tâmaga Muller, que recebeu a faixa de Miss Gay Viçosa das mãos da jovem Luiza Rafaela, vencedora do concurso de Miss Viçosa em 2010. Confira as fotos da noite:



O SÁBADO!

Sábado foi dia de festa para quem estava participando da Semana da Diversidade Sexual. À tarde, na praça Marechal Deodoro da Fonseca, a praça da Estaçãozinha, rolou durante toda a tarde um incrível encontro de Djs. Muita gente veio conferir a beleza das drags que desfilavam animadíssimas, posando para as fotos que não acabavam nunca mais.

Haviam crianças, adolescentes, uma turminha de mais idades, heteros, gays, lésbicas, transexuais, a turma toda estava lá se jogando na dança, e curtindo a tarde. Veja mais fotinhas:



À noite, o que ferveu foi a Lóthus Kiss & Sweet, na Chácara das Palmeiras, a festa da Semana da Diversidade Sexual de Viçosa, que bombou demais, com direito ao show da drag oficial da Parada Gay, La Beauty.

O GRANDE DIA: PARADA GAY!

No domingo, talvez o dia mais esperado da Semana, Viçosa ficou colorida de um jeito tremendamente especial! Por volta das duas da tarde, a Avenida Bueno Brandão já estava lotada de participantes e curiosos, que vieram conferir a primeira Parada Gay de Viçosa! Puro fervo!

Houve a participação de várias drags, que fizeram a festa da galera, em muitos cliques e poses. Tinha gente até procurando casal gay se beijando para fotografar! Haviam muitos heteros curtindo a badalação ao som do DJ Israel Trinity, além de várias famílias, dessas tradicionais mesmo, que, com alguma admiração ou estranhamento, mas com muito respeito, passaram a tarde curtindo a Parada também.

O desfile saiu da frente dos Correios, na mesma avenida, até a praça da Estaçãozinha, estendendo por cima das pessoas uma enorme bandeira do arco-íris, esbanjando todo o ideal do movimento: o Orgulho Gay. Momento #prontofalei dos repórteres: foi lindo!

Já na praça da Estação, os comentários que circulavam traziam sempre uma animação tremenda. Ninguém conseguia conter a felicidade da galera, especialmente dos organizadores, que repetiam incansavelmente um "tá bombando, tá bombando!": a praça estava simplesmente lotada. Gente de Cataguases, Muriaé, Juiz de Fora, além de muita gente da comunidade viçosense. No trio, mais shows de drag queens maravilhosas, além de doses duplas das apresentações de Withney Simpson e La Beauty. Confere as fotos aí:


E na parada gay de Viçosa, a paz era colorida... A festa foi até as 19:00, sem nenhuma ocorrência policial. Achamos lindo, achamos tendência... e torcemos para que hajam muitas outras assim, pacíficas, e ricas na luta contra o preconceito e em defesa dos direitos LGBT.

E você, o que achou? Se jogou bonito na parada, ou perdeu e agora está super triste?
Comenta aí, gentchy! #sijoga!

3 comentários:

  1. Adorei a matéria. Sucesso sempre queridos! Estamos ai! www.noticiag.net e twitter:@portalnoticiag

    ResponderExcluir
  2. Ola, muito boa a cobertura de vocês da primeira semana da diversidade de Viçosa. Nós do MDV agradecemos a companhia e em breve divulgaremos nossa agenda de eventos ainda para este ano e a do ano 2011. Abraços carinhosos Brenda Santunioni

    ResponderExcluir
  3. Daniel Soares
    Adorei a cobertura do evento, agradeço o apoio.
    Ja estamos pensando em novos eventos ja para o mes de novembro e dezembro proximo.
    Forte abraço...

    ResponderExcluir

Se jogue! Comente!