Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Enuds!

E aí, bee? O que fez no feriado? Foi pra casa, matar a saudade da mamys?

Pois é... o Descubra-se! resolveu fazer a phina e eu fui, como (en)viado especial do blog, respirar os ares (e beber a água) de uma das cidades mais gays do Brasil: Campinas! O que nos levou até lá foi a realização do 8° Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, o ENUDS, que contou a participação de uma caravana daqui, de Viçosa. A ida da galera foi organizada pelo grupo de diversidade sexual Primavera Nos Dentes, que atua na UFV, e conseguiu junto à admnistração um ônibus para levar os alunos da UFV que se inscreveram.


 


Saímos de Vix por volta das 7:30 da matina, e depois de umas 12 horinhas de estrada, chegamos à UNICAMP, onde aconteceu o encontro. Fomos encaminhados para o "ginasião" da universidade, onde montamos acampamento para ficar alojados junto com várias outras caravanas, de tudo que era canto do país: Santa Catarina, Paraná, Sergipe, São Paulo, Bahia, Paraíba, Goiás, Tocantins, Espírito Santo, e, entre tantos outros, um estado que era impossível esquecer: o Acre. Isso mesmo. Tinha um garoto do Acre lá. Ao todo, o ENUDS teve cerca de 450 participantes.

Enfim, definitivamente acampados, foi hora de ir participar da mesa de abertura do Encontro, que contou com a participação de vários representantes da prefeitura de Campinas, do governo do estado de São Paulo, professores da UNICAMP, além da participação dos grupos organizadores desta edição do Encontro: o Identidade, o Mo.le.ca. e o NuDu (Núcleo de Diversidade Sexual da UNICAMP).

Barracas no ginasião da UNICAMP

Sábado e domingo foram os dias em que ocorreram os Grupos de Apresentação de Trabalhos (GATs) e os oficursos (misto de oficinas com minicursos) do ENUDS. Os debates foram dos mais variados temas, nas mais diversas perspectivas. À noite, em ambos os dias, aconteceram mesas temáticas, relacionadas ao debate do Encontro: "Assimilação x Transformação: políticas da subversão e ciladas dos movimentos sociais". No sábado, o tema da mesa foi "As dimensões transformadoras e assimiláveis das lutas sociais", e debateu as estratégias historicamente construídas pelos movimento sociais para avançar em direitos LGBT. No domingo, aconteceu a mesa "Desigualdades sociais e opressões", que tratou das relações de poder e opressão na sociedade hoje.

Segunda-feira foi o dia do ENUDS na Roseira! Durante a manhã, a galera saiu da UNICAMP para conhecer a Fazenda Roseira, um local em Campinas ainda com mata preservada, ocupada em outubro de 2008 pelo grupo de cultura afrobrasileira Comunidade Jongo Dito Ribeiro. O objetivo era pôr @s participantes em contato com a história do grupo e das lutas para a conquista do território da fazenda. À tarde, a mesa "Feminismos", e à noite, a mesa "Mercado - Potencialidades e Limites".

Terça-feira, último dia, aconteceram na manhã os GDTs - Grupos de Discussão e Trabalho, que trouxeram propostas para o Movimento Estudantil LGBT. A noite, ocorreu a plenária final do encontro, espaço para deliberações importantes para os grupos que pautam a causa LGBT nas universidades do Brasil. Foram aprovadas as propostas lançadas pelos GDTs, e ocorreu a eleição dos locais em que acontecerão o ENUDS do ano que vem e os dois pré-ENUDS , espaços de formação e construção que acontecem antes do encontro definitivo.

Olha a turma aí! E tem galera de @vicosamg!

A única candidatura apresentada para a realização do ENUDS do ano que vem foi a da Bahia, que se apresentou enquanto estado, e não enquanto cidade ou universidade. O objetivo é que os grupos organizados nas várias universidades do estado construam o próximo ENUDS coletivamente. Quanto aos pré-encontros, aconteceu o mais legal: Viçosa lançou uma candidatura, e venceu! Concorremos com Acre, Paraíba e Santa Catarina, e o que mais pesou na nossa escolha foi o fato de Viçosa ser uma cidade de interior, onde tantos debates provavelmente não chegarão, a não ser por estratégias de ocupação de espaço, como a realização do encontro aqui. Além disso, a representação do grupo Primavera Nos Dentes no espaço foi bastante reconhecida, também pela parceria com o também mineiro Grupo Universitário de Defesa da Diversidade Sexual, o GUDDS, que atua na UFMG. A data de realização do pré-ENUDS ainda será definida.

A última pauta da plenária final foi a eleição da coordenação nacional do ENUDS, em que Viçosa também marcou presença, com o lançamento da candidatura de Carolina Lima, do Primavera Nos Dentes. Carolina vai compor a coordenação como uma das representações do estado de Minas Gerais.

É assim que se movimenta! As lutas vão crescendo e Viçosa aparecendo como forte movimento articulado.
E você? Se movimenta também? Conhece as pautas dos grupos LGBT?

O que acha disso tudo? Comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se jogue! Comente!