Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

Educação sem homofobia!

Essa semana pirilouca, de 18 a 24 de outubro, é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em que acadêmicos de todo Brasil apresentam seus trabalhos, como acontece no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV (SIA). Nada melhor do que o Descubra-se! postar sobre um projeto, daqui de Viçosa, que trabalha a Educação Básica contra a homofobia e preconceitos sexistas.


 


Trata-se de um projeto de extensão dos estudantes de Ciências Sociais, Felipe Flites e Mariane Reghin, sob a coordenação da professora Daniela Rezende. Nele, discutem-se os temas Identidade, Sexualidade e Gênero em cursos de capacitação para os professores da Escola Municipal Effie Rolfs.

A ideia dos cursos é que os professores não só apresentem os temas aos estudantes como conteúdos de aulas, mas que o assunto seja discutido em sala de maneira ampla e transversal, mudando o discurso dos educandos. Assim, espera-se diminuir sexismos e homofobias construindo um espaço escolar mais igualitário, que não só tolere, mas também inclua a diferença na sua agenda.

Textos acadêmicos e jornalísticos, filmes e diversos outros recursos são oferecidos aos professores de forma crítica e consciente. Mas o melhor é que esses materiais mostram o assunto de maneira próxima à realidade dos estudantes, porque o projeto entende o ambiente escolar não só como de dimensões pedagógicas, mas também de caráter socializador.

Para Mariane Reghin, o resultado principal é que a atitude “se reproduza na sala de aula e depois na sociedade em geral”. Por isso, o nome do projeto apresentado no SIA é “Igualdade não é ser igual! Promoção da diversidade e respeito à diferença na Escola Effife Rolfs”.





Mariane Reghin apresenta o pôster do projeto no SIA

Os trabalhos iniciaram-se em maio desse ano e a equipe teve um contratempo de 2 meses com a greve dos professores. Mas esse tempo foi aproveitado para a produção de uma cartilha que reúna os temas e a realidade da escola. O material ficará pronto no final de 2010. Também foi produzido um pôster apresentado na Parada Gay de Viçosa.

3 comentários:

  1. interessante. sempre axei q falta alguma coisa a mais voltada pra educaçao sexual homossexual. boa!

    ResponderExcluir
  2. falta alguma coisa não...
    falta tudo!
    acredito que a homoafetividade seja completamente ignorada...
    pelo menos na maioria das escolas.
    muito legal o projeto!
    é uma ótima iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  3. Existiram outros trabalhos com a temática Homoafetividade durante o SIC....

    ResponderExcluir

Se jogue! Comente!