Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ih, deu defeito! Pegação entre as opções sexuais

Uma festinha na casa de amigos, bastante bebida, todo mundo muito alegre, muito feliz e, de repente... A festa toda começa a se beijar! Lésbicas beijam gays, que beijam heteros, que beijam outros heteros do mesmo do mesmo sexo. Todos bem resolvidos, só estão a fim de curtir a noite. Já aconteceu com muita gente, provavelmente até com você.






O estudante, Junimar Oliveira, contou para o Descubra-se! que isso é normal e rola com ele esporadicamente. Na sua opinião, tudo está mais para uma brincadeira. Certa hora alguém dá a louca e com um “vamos beijar na boca” começa a pegação. Junimar diz que tem convicção na sua orientação sexual e o que sente pelas amigas não é bem atração, mas uma vontade de beijar que dá naquele momento.
Pensa parecido a estudante Ana Paula Guedes. De orientação heterossexual, ela já ficou com outras amigas heteros e também com amigos gays. Para ela, é só curtição, uma maneira diferente de aproveitar a festa e ter do que dar risada no dia seguinte.
Já o estudante, Raul Gondin, explica que quando essa situação acontece, ele até sente um tipo de atração pelas garotas, mas não é algo que ele queira para o resto de sua vida. Em seu ponto de vista, orientação sexual não se resume a atração sexual. Para ele, ter um relacionamento com mulheres não faria o mesmo sentido do que se relacionar com homens.
É exatamente essa ideia que Anna Lúcia Spitz Paterniani traz em seu texto “A psicologia do relacionamento amoroso”. Existem conexões eróticas de todos os tipos, mas aquilo que o ser humano sente quando está amando é bem diferente do que a sensação de puro desejo sexual.
A busca pelo prazer por ele mesmo, sem estar muito ligado às questões de gênero, pode estar relacionada a fantasias sexuais conscientes e inconscientes de invasão, penetração e apropriação (ui!). Essa sensação de busca pela fusão e complementaridade remete a fantasias de bissexualidade na infância e também a um sentimento de transgressão, de superação às proibições e repressões sociais.
Já o amor sexual maduro é mais complexo. Além de desejos inconscientes existe aí uma expectativa de vida futura ao lado do outro, não apenas de modo sexual e emocional, mas também tem relação com valores e ideais. Esse relacionamento é caracterizado pela vontade de compartilhar intimidades intelectuais, emocionais, sociais e sexuais. Isso é o que Raul Gondin quis dizer que determina sua orientação sexual.

3 comentários:

  1. Super legal essa iniciativa..
    Acho q pode ter mais divulgaçao,tipo na comunidade da ufv no orkut..e coisas do genero.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. huashuahs


    axei interessante, mas nao saio beijando garotas assim

    xD

    ResponderExcluir
  3. O cara deitado na rede parece com o Dourado do BBB (o de camisa roxa)

    hsuahsuashauhs!

    ResponderExcluir

Se jogue! Comente!