Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Se joga no bate-cabelo!

Fervo, badalação, pegação e muito bate-cabelo!
Onde é que se encontra isso em Viçosa? Nas festas!

Os nomes são os mais exóticos, as propostas são as mais diversas, mas ninguém nega que os principais pontos de encontro (e algo mais) d@s gays desta nossa Viçosa ainda são as festas GLS que rolam por aqui. Nossa reportagem (#alokam) resolveu conferir um pouco mais desse "universo" que, quer queiramos, quer não, a gente já conhece beeeeeem!

Boas conhecidas, não?





Muita festa já fez sucesso em Vix. Quem vive por aqui há mais tempo, conhece bem as badalações mais antigas: Liberté, Acredita Bonita!, Delas, Ponto G, e até mesmo a famosa Eletrobar, que acontecia no bar Subsolo. Nem era uma festa GLS, propriamente, mas todo mundo sabia quem ia lá curtir as batidas eletrônicas mais ferventes da cidade.

Hoje, as festas que sacodem gays e lésbicas de Viçosa são a Joker, a mais antiga das que ainda estão rolando, a Lotus e a 4her, que vem com o conceito da "diversão feminina". Com a mesma produção da 4her, está prestes a estrear a Target, que vem para agitar mais a listas de festas aqui da cidade.

Todos os produtores usam a mesma justificativa para a organização das festas GLS na cidade. Tanto Fred (Joker), quanto Edu Ribeiro (Lotus) e Raissa Hobaik (4her e Target) dizem se divertir, apesar das preocupações que costumam surgir principalmente às vésperas das festas.

Dj mandando som no Multishow na última edição da Joker (Foto: Site Onix)

Para Fred, por exemplo, "o dinheiro é 30, 40%. Sempre gostei de organizar festas". A primeira Joker aconteceu no dia 15 de novembro de 2008. É a mais antiga das festas que ainda estão na ativa em Viçosa, tanto que a última edição, Kingdom Pop, já comemorou os dois anos da balada. A novidade dessa vez, além do clima "Madonna & Britney" no ar, foi a invasão do Multishow, lugar que até então era ocupado por batidões sertanejos e micaretas.

Galera bombando na edição Lotus Sexy Music (Foto: Divulgação)

A Lotus começou em 21 de novembro do ano passado. Segundo Edu, a ideia surgiu durante uma festinha para amigos que rolou na casa dele. Desde então, foram cinco edições em Viçosa, além dos projetos que surgiram em outras cidades. Edu foi produtor da Moulin Rouge, no dia 17 de julho deste ano em Ouro Preto, e no próximo dia 06 de novembro leva a Cabaret para Muriaé. Bombando em produções, a Lotus também está prestes a comemorar seu aniversário na edição California Gurls.


Badalação total na primeira edição da 4her (Foto: Divulgação)

A 4her, mais nova entre as festas que rolam hoje em Viçosa, começou em 29 de maio deste ano, já que Raissa, como ela mesmo disse, queria "que a galera fosse feliz...". Veio com o conceito de "diversão feminina", trazendo para a festa uma programação mais voltada para as lésbicas da cidade - climinha mais relax, com apresentação de voz e violão, e menos "bate cabelo" do que se costuma ver nas outras festas. Com o sucesso da 4her, Raissa agora está organizando a Target Pool Party, que vai acontecer no próximo dia 13, na Chácara das Palmeiras, a partir das 15hs.

Segundo os produtores, não há nada de militância LGBT no ato em organizar festas gays. "Eu tenho a minha militância, mas não na organização das festas em si", comenta Raissa, por exemplo. Fred ainda comentou que por vezes as festas criam um espaço de segregação, que gera algum preconceito. Para Edu, as festas ainda tem um publico hetero reduzido apenas porque na cidade predomina a cultura do sertanejo, nem tanto por preconceito. "É que quem gosta de música eletrônica são os gays, em Viçosa", comenta.

Para a socióloga Nádia Dutra, do Departamento de Ciências Sociais da UFV, espaços como festas gays criam, sim, segregação, mas isso acontece como característica de grupo. "O bicho-grlilo também tem festa bicho-grilo, e a festa recebe um rótulo". Dessa forma, festas gays acabam sendo também um espaço em que se fortalecem algumas identidades. "É muito fácil a gente se juntar com quem é igual a gente, e isso fortalece o grupo. A gente só não pode se fechar. Os gays não podem reproduzir nas festas um preconceito que vem de fora", afirma. Debate longo, não?

Enfim, até o fim do ano Vix receberá só mais duas festas. Segue o calendário:

Target Pool Party
Dia 13 de Novembro, Sábado, 15hs.
Chácara das Palmeiras, Viçosa-MG (Saindo para Ponte Nova, antes do bairro Novo Silvestre, procure a música e se jogue: chegou lá!)
Ingressos à venda: All Time, Locadora Video Cine (Vaz de Melo), Salão Carisma e com Divulgadores.
Contatos: (31)8603-2635, (31)9262-2635 ou targetparty@gmail.com

Lotus - California Gurls
Dia 20 de Novembro, Sábado, 22hs
Chácara das Palmeiras, Viçosa-MG
Sabemos que são só mais duas, bee... muito pouquinho. Mas relaxa. Se você foi muito animad@, a região tá lotada de festas também, é só ficar por dentro do calendário.
Enfim, seja aqui ou em outra cidade, o negócio é #sijogar e bater cabelo horrores!
Libere a diva que há em você! #alokam

(e comente os posts por aqui sempre, não esqueça... hahaha)
#bjonostuitem

8 comentários:

  1. hum,
    a primeira edição da JOKER foi 15/11/2008 (eu tava na organização =P)
    a primeira edição da 4HER foi em 29/5/2010
    a TARGET é dia 13/11/2010 com a piscina liberada!
    a LOTUS é dia 20/11/2010!

    ResponderExcluir
  2. na verdade a boombox é a mais antiga: começou em junho de 2008

    ResponderExcluir
  3. DANI KAMPFER - PRODUTOR BE FREE
    Adorando as matérias Murilo, você esta de parabéns, o meio LGBT de viçosa precisa mesmo de um espaço sério como este para informações...
    FORTE ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  4. Genteeemm...

    Desculpem pelos probleminhas aí nas datas. Já corrigimos!

    E desculpem também por não termos citado na reportagem a Boom Box e a Infinity Party. Acontece que não conseguimos entrar em contato com os organizadores antes de fechar a matéria, para sabermos se ainda estavam na ativa (eu deveria ter citado isso na reportagem, é verdade, mas esqueci... perdoem a gente, please.. hehe). Ao que parece, ainda trabalham sim, e isso deixa a gente muito feliz...

    =D

    Por favor, continuem fazendo seus comentários. As festas em Viçosa dão bastante assunto, e podem virar tema de mais reportagens em breve... tudo depende do que vocês querem ver aqui! As contribuições são mára para a galera do blog, tá?

    Beijos beijos! Indiquem a gente aê!
    Se joga!

    ResponderExcluir
  5. ARRASAMMMMMMMM.... INFINITY AINDA TA FIRME E FORTE...... ESTAMOS PREPARANDO A EDIÇÃO DE 1 ANO DE INFINITY EM VIÇOSA DIA 26 DE MARÇO DE 2011... EM BREVE NOVIDADES..... E AS FESTAS DE VIÇOSA? SAO AS MELHORES... POVO ANIMADO... POVO FELIZ... ALEGRE.... PARABENS A TODOS OS PRODUTORES DE VIÇOSA!!!

    BRUNNO (PRODUTOR DA INFINITY PARTY)

    ResponderExcluir
  6. eu particularmente adoro as festas, é onde a gente se diverte de uma forma diferente, sem ligar pras opinioes alheias, bom, eu nao ligo xD

    ResponderExcluir
  7. Boa matéria, Murilo! Não sabiam que tinham tantas festas assim em Viçosa. E chama-se Viçosa de "Vix", mesmo apelido de Vitória? #odesenformado!

    O endereço 'impreciso" da Chácara das Palmeiras é uma forma de despistar os desentendidos??

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carlos!

    Obrigado pelo comentário! Bom, até onde eu sei (na minha humildade de morador recente desta nossa "Vix"), o nome já circula pelo meio gay há algum tempo, tanto que um antigo blog do tipo "coluna social gay" da cidade, chamava-se GossipVix... quem vive aqui há mais tempo guarda lá as suas lembranças... haha

    E o endereço impreciso da Chácara nem é tão impreciso assim, nem quer despistar ninguém... haha. Sinta-se à vontade para aparecer em qualquer badalação! É facinho de achar mesmo: fica bem na rodovia, e não há sinais melhores do que a música e as luzes. Basta saber quando rolam as festas.

    Do mais, nossos obrigadxs a todo mundo que anda comentando!
    Beijos beijos!

    ResponderExcluir

Se jogue! Comente!